Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES/UFPA foi criado em 1996, por professores e alunos do Programa de Mestrado em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará, que desenvolviam estudos sobre a temática Educação Superior.

A discussão sobre a importância da organização de um grupo de pesquisas sobre Educação Superior, no âmbito do Centro de Educação da UFPA, teve seu início ainda no ano de 1995, quando, a Profª Arlete Camargo apresentou um trabalho intitulado: “A interiorização universitária e a expansão do ensino superior no Estado do Pará”, na reunião anual da ANPEd daquele ano e, em conjunto com outras professoras do CED/UFPA, foi convidada, pela Profª Drª Marília Morosini, a participar do Projeto Nacional “A produção científica sobre educação superior no Brasil, de 1968 a 1995: avaliação e perspectivas”, desenvolvido por integrantes do GT-11 da ANPEd e por ela coordenado

A partir do ano de 1996 o Grupo de pesquisadores/as do Centro de Educação passou a participar das atividades de concepção e planejamento da pesquisa do GT11-ANPEd. O convite motivou os docentes da UFPA a organizarem um Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES/UFPA que foi formalizado junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA – PROPESP por meio da apresentação da Pesquisa Integrada: “Política da Educação Superior no Estado do Pará: o caso da UFPA” coordenada pelo prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Lima.

A primeira coordenadora do GEPES/UFPA, Profª Msc. Luciene Medeiros, deu início a organização do Grupo congregando os docentes e estudantes do Mestrado em Educação do Centro de Educação da UFPA. Integraram o GEPES, naquele primeiro momento além da coordenadora, os professores/pesquisadores: Arlete Camargo; Carlos Lima; Graça Godinho; Luciene Medeiros; Nazilda Santos e Vera Jacob. Em tempos posteriores e distintos, outros professores/pesquisadores, que também vinham discutindo a temática relacionada à Educação Superior, ingressaram no GEPES/UFPA: Otília Seiffert; Helena Vasconcelos; Salomão Hage; Olgaíses Maués e Rosângela Novaes Lima. De 1997 a 2002, a professora Helena Corrêa de Vasconcelos ficou responsável pela coordenação do GEPES.

Desde 1996, os professores-pesquisadores do GEPES vêm tecendo a sua própria história de envolvimento com a pesquisa sobre a universidade, a partir de recortes e problemáticas específicas, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre este objeto-temático.

A grande colaboração do Grupo para o campo da pedagogia universitária se materializa, primordialmente, na produção de conhecimentos que, direta e/ou indiretamente, se articulam à pós-graduação lato e stricto sensu. Ao congregar, sobretudo, a produção escrita desses professores-pesquisadores, dos bolsistas de iniciação científica e dos mestrandos que assumem a universidade como objeto de estudo. O GEPES tem contribuído para que a pós-graduação seja, efetivamente, lastreada pela pesquisa.

Dentre as ações desenvolvidas pelo GEPES, destaca-se a continuidade na oferta do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior, que muito tem contribuído para a constituição de uma pedagogia universitária. A proposta do trabalha com a concepção de que o trabalho docente, em nível superior, se caracteriza por especificidades, bem como, por um conjunto de influências que precisam ser identificadas e analisadas apropriada e sistematicamente. O eixo predominantemente técnico da ação docente é desenvolvido de forma conjunta com a dimensão política, com a preocupação fundamental de privilegiar a formação do professor-pesquisador crítico, historicamente situado/engajado e comprometido com a construção de um projeto de universidade voltado para a formação da cidadania, o que se constitui num objetivo socialmente desejável para a Amazônia. O produto da oferta periódica do curso tem possibilitado a constituição de um espaço de discussão, reflexão e proposição acerca de questões relativas ao ensino superior, sendo que na última versão do curso foram elaboradas e defendidas monografias que, direcionadas para a área do Ensino Superior, versaram sobre diferentes assuntos como: políticas de formação de professores, ensino noturno, condições de trabalho docente, expansão do ensino superior, dentre outros. Destaca-se ainda, que alunos oriundos do referido curso têm dado continuidade ao aprofundamento desses estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu, como no Mestrado em Educação da UFPA.   

As contribuições dos pesquisadores vinculados ao GEPES/UFPA constituem produções importantes como exploração, ampliação e aprofundamento da temática, concorrendo para a consolidação do grupo, nesses onze anos de existência, no que também tem contado com a inserção de um número expressivo de bolsistas de iniciação científica, engajados em atividades específicas, relevantes em sua formação acadêmica.